1)Leia as
afirmativas sobre a fala do
anjinho no segundo
quadrinho:
I-A palavra
me é um pronome pessoal
oblíquo e está
funcionando como um objeto direto
na primeira oração.
II-A segunda
oração “... e
tá na minha
vez...” é classificada
como coordenada sindética
adversativa, pois começa
pela conjunção e.
III-A terceira
oração “...há três
rodadas...” é um
exemplo claro de
oração de sujeito
inexistente.
Estão corretas as
afirmativas:
a) I e
II. b) II e
III. c) I e
III. d) I, II
e III. e) Nenhuma.
2)Na frase
“Fala que eu
já vou resolver o
assunto”, segundo quadrinho,
a segunda oração
é:
a)sub. subst.l
subjetiva b)sub. subst. objetiva
direta c)sub. adj. explicativa
d)sub. adj. restritiva e)sub. subst.
obj. indireta
3)As palavras
não e já (segundo
quadrinho) e só
(terceiro quadrinho constituem
exemplos de:
a)adjuntos adnominais b)adjuntos adverbiais
c)objetos indiretos d)complementos nominais
e) apostos
4)No segundo quadrinho,
a palavra Terra aparece
emoldurada por duas
vírgulas por se
tratar de um:
a) adj. adverbial b) aposto c) vocativo d) sujeito e) objeto direto
5)Na oação “...Se o Senhor
pode tudo...” (segundo
quadrinho) temos uma
ideia de:
a) concessão b) condição c)explicação d) comparação e) finalidade
MOISÉS, JESUS E
O VELHINHO
1 Jogavam golfe
Moisés, Jesus e
um velhinho. Moisés
colocou
2 a bola
no pino e
deu a primeira
tacada. A bola
caiu num lago.
3 Moisés chegou
chagou à beira
do lago e,
levantando o taco,
as
4 águas se
abriram. Ele entrou,
deu a segunda
tacada e a
bola
5 foi diretamente para
o buraco. Na
vez de Jesus
jogar, a bola
6 também foi
parar no lago,
mas caiu sobre
a folha de
uma
7 vitória-régia. Então,
Jesus caminhou sobre
as águas, foi
até a
8 planta e
deu a segunda
tacada, mandando a
bola para o
buraco.
9 Aí
foi a vez
do velhinho. Ele,
todo trêmulo, preparou-se
10 para dar
a tacada inicial.
A bola voou
para fora do
clube e
11 começou a
cair na direção
de um
riacho. Nesse instante,
um
12 sapo a
engoliu. Pouco depois,
um gavião agarrou
o sapo. Ao
13 sobrevoar o
campo, o gavião
soltou o sapo
que, ao cair,
14 bateu com
o peito no
chão e cuspiu
a bola diretamente
15 para o buraco.
Ao acompanhar toda
aquela cena, Moisés
16 olha para
Jesus e diz:
“Cara, é muito
chato jogar golfe
17 com o
teu pai.”
(Flávio Alcaraz
Gomes)
|
I-A expressão
o gavião é
o sujeito da
oração onde se
encontra.
II-A expressão
ao cair (linha
13) é uma oração
reduzida, que pode
ser desdobrada em quando caiu.
III-O sujeito
das orações que
iniciam em “...bateu
com o peito...” (linha 14)
é o gavião.
IV-A expressão
inicial “Ao sobrevoar
o campo” (linha
12) é uma
oração subordinada adverbial temporal, reduzida de
infinitivo.
V-A palavra
que (linha 13)
é um pronome
relativo e refere-se
ao substantivo sapo.
Estão corretas a
afirmativas:
a)I, II
e III. b) I, II
e IV. c) I,
II, IV e
V. d) II, III
e IV. e) I,
II, III, IV e V.
7-Observe a
frase “Jogavam golfe
Moisés, Jesus e
um velhinho” (linha 1).
Este é
um exemplo de
período ..................................... e
sua oração se
chama ..........................................
a) composto - coordenada
assindética
b) simples –
principal
c) composto –
subordinada adjetiva
d) simples – absoluta
e) composto –
subordinada adverbial
LÍNGUA
1 Alguns vocábulos
há nela de
que não usam
senão
2 as
fêmeas, e outros
que não servem
senão para os
3 machos:
carece de três
letras, convém saber,
não se
4 acham
nela F, nem
L, nem R,
coisa digna de
espanto
5 porque assim não
têm Fé, nem
Lei, nem Rei,
e desta
6 maneira
vivem desordenadamente sem
terem além disto
7 conta,
nem peso, nem
medida.
(Trecho da
crônica de Pero
de Magalhães Gandavo)
|
8-As orações
“...que não servem
senão para os
machos...” (linha 2)
e “...porque assim
não têm Fé,
nem Lei, nem
Rei...” (linha 5)
podem ser classificadas, respectivamente, como:
a) subordinada
substantiva subjetiva e
subordinada adverbial comparativa
b) coordenada
sindética explicativa e
subordinada adverbial causal
c) subordinada
adverbial consecutiva e
subordinada adverbial concessiva
d) subordinada
adjetiva restritiva e
subordinada adverbial causal
e) subordinada
adjetiva explicativa e
subordinada adverbial condicional
ERRO DE
PORTUGUÊS
1 Quando o português chegou
2 Debaixo duma
bruta chuva
3 Vestiu o
índio.
4 Que pena!
5 Fosse uma
manhã de sol
6 O índio
tinha despido
7 O português.
(Oswald de Andrade)
|
9-A
oração “Quando o
português chegou...” (linha
1) exprime uma
circunstância de:
a) comparação b) tempo c) cauda d) fim e) consequência
10) A oração
“Fosse uma manhã
de sol...” (linha
5) não apresenta
conjunção, mas exprime
claramente uma circunstância de:
a) concessão b) causa c) finalidade d) condição e) tempo
11)Separe as
orações do período
abaixo e classifique-as:
a) As suspeitas
recaíram sobre um
loiro alto, todavia
o rapaz não
sabia nada de
alemão e não
demonstrava preocupação alguma.
1ª oração(copie):.....................................................................................................................
Classificação da oração:...........................................................................................................
2ªoração(copie):........................................................................................................................
Classificação da oração:.........................................................................................................
3ªoração(copie):........................................................................................................................
Classificação da oração:.........................................................................................................
b)Seria conveniente
que você contasse
que bateu o
carro dele.
1ª oração(copie):.......................................................................................................................
Classificação doração:.............................................................................................................
2ª oração
(copie):...................................................................................................................
Classificação da oração:........................................................................................................
3ª oração
(copie):...................................................................................................................
Classificação da oração:.........................................................................................................
c) À proporção
que estudavam, iam
se esclarecendo as
dúvidas que os
alunos ainda tinham.
1ª oração
(copie):.....................................................................................................................................
Classificação da oração:........................................................................................................
2ª oração (copie):....................................................................................................................
Classificação da oração:........................................................................................................
3ª oração
(copie):....................................................................................................................
Classificação da oração:.........................................................................................................
12.Todas
as alternativas apresentam períodos compostos por coordenação, exceto:
a) Com os olhos cozidos de tanto chorar,
ajoelhei-me...»
b)’”Você já é
grande, você deve saber a verdade...”
c) “Era bonito, inteligente, amado, conseguiu sempre...”
d)
“Às vezes me escondia no porão, corria pare o quintal..»
.
13.
Indicar a alternativa que contenha período
composto por subordinação e coordenação.
a) Quem não se comove de repente quando está procurando um
aviso de banco e encontra urna conta de hotel.
b) Meus arquivos, na sua desordem, não revelam apenas a
irnaginação desordenada e o capricho estranho
da minha secretária.
c) Não importa que ela faça sumir, por exemplo, minha
carteira de identidade.
d) Afinal estou cansado de saber que sou eu mesmo.
14.
Assinalar a alternativa em que há um período simples.
a) “Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncio.
b) “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo
principio ou pelo fim.
c) “Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens
escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo
d) Expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês
de agosto de 1869, na minha bela chácara
de Catumbi.
15 - O
período - “Talvez os profissionais não sintam isso bem, porque quem está
envolvido vai indo meIo ao sabor das pressões da época” - é composto de:
a) coordenação; b) coordenação e subordinação; c)subordinação; d)
subordinação e coordenação.
16.
Assinale a alternativa em que o pronome relativo foi utilizado incorretamente
na junção das frases para formar um único período.
a) A sábia natureza me abençoará eternamente. Dediquei a ela
minha longa vida A sdbia natureza, a que
dediquei minha longa vida. abençoar-me-á eternamente,
b) Vivo em sintonia com aquela centenária árvore. Sob sua
rama jaz minha infância. Vivo em sintonia com aquela centenária árvore, sob cuja rama jaz minha
infância.
c) Aquele rio é saudosa lembrança. Em suas águas douradas,
deixei minha inocência. Aquele rio em cujas águas douradas deixei minha
inocência é saudoso lembrança.
d) A velha e amada casa fica no alto da montanha, quase a
tocar o céu. Eu nasci naquela casa. A velha e amada casa na cuja nasci fica no
alto da montanha, quase a tocar o céu.
17.
Observe a conjunção que faz a conexão entre o 3º e 4° períodos do texto abaixo. Em seguida,
assinale a alternativa na qual a substituição dessa conjunção não altera o
sentido do texto. “A velhinha tinha uma
pequena loja, numa rua em Florença. Exteriormente, sua loja não era nem rica
nem elegante nem artística. Isso acontece em muitas lojas na Europa. Mas a
velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que mulher nenhuma poderia
ficar insensível a seus encantos.”
(Cecilia Meiretes)
a) “Isso acontece em muitas lojas na Europa. Embora a
velhinha vendesse umas blusas tão lindas e originais que
mulher nenhuma pudesse ficar insensível a seus encantos.”
b) “Isso acontece em muitas lojas na Europa. Mesmo que a
velhinha vendesse umas blusas tão lindas e originais que
mulher nenhuma pudesse ficar insensível a seus encantos.”
c) “Isso acontece em muitas lojas na Europa. Não obstante, a
velhinha vendia umas blusas tão lindas e originais que
mulher nenhuma poderia ficar insensível a seus encantos.”
d) “Isso acontece em muitas lojas na Europa. A velhinha, por
conseguinte, vendia umas blusas tão lindas e originais que
mulher nenhuma poderia ficar insensível se
18. “A Terra é uma paisagem imensa que Deus nos deu. Temos que olhar para ela de tal modo que ela
chegue até nós sem deformação. Ninguém duvida de que a essência das coisas não
seja a realidade exterior. A realidade tem que ser criada por nós. A
significação do assunto deve ser sentida.” (Domício Proença Filho)
Em relação às orações
subordinadas do texto acima, é incorreto afirmar que
a) “que Deus nos deu” é adjetiva restritiva e tem valor de adjunto adnominal, visto que qualifica
“paisagem”;
b) “de que a essência das coisas não seja a sua realidad
exterior” é substantiva objetiva indireta, que pode se substituída por “disso”,
sem prejuízo da função sintática.
e) “que ela chegue a nós sem deformação” é adverbia
consecutiva, pois, ao aprendermos a olhar para a Terra de maneira especial, ela
nos parecerá, consequentemente, sem deformação.
d) “que olhar” e “que ser criada” são substantivas objetiva
diretas e equivalem aos substantivos olhos e criação.
19.
Leia o texto abaixo:
“Imagine se a paixão fosse a única causa de dor no coração.
Isso ainda é imaginação. Mas pode tornar-se realidade. (...) Assim, algum dia,
a única cura necessária para um coração que sofre será o sorriso da pessoa
amada.” (Veja, cd. 1563, ano
31, n°36 — 9 de set. de 1998)
Coloque C para certo e E para errado com
relação à análise sintática dos períodos do texto em questão e assinale a
alternativa que contém a seqüência correta.
I - ( ) “se a paixão
fosse a única causa de dor no coração” é uma oração subordinada substantiva
objetiva direta.
II- ( ) O 2º e o 3º
períodos são compostos.
III – ( ) O 4º período é composto por coordenação e
subordinação.
IV – ( ) “ a única
cura necessária para um coração que sofre” é a oração principal do 4º período.
a)
C-E-E-C b) E-C-E-E c) C-E-C-C d) C-E-.E-E
20. “Transferiu-se a pouca carga embarcada, aos
passageiros se disse que havia um percalço de máquinas...” Em relação ao período, interpretar as
afirmações abaixo como falsas ou verdadeiras e assinalar a de sequência
correta.
I - A primeira oração do período é principal; a segunda,
subordinada substantiva. ( )
lI - Em “transferiu-se”, o verbo encontra-se na voz passiva.
( )
III - “aos passageiros” é objeto indireto de transferiu-se.
( )
IV - “que havia um percalço de máquinas” é oração
subordinada substantiva. ( )
V - um percalço de máquinas é sujeito de “havia”.
( )
a) V,
V, F, F, V; b)F, V, F, V, F; c) F, F, V, V, F; d) V, V, F, F,F
21. Quadrilha
“João amava Tereza que amava Raimundo
que amava
Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava
ninguém.”
No
texto acima:
I - há ausência de
orações adjetivas restritivas, o que se pode observar pela ausência de
pontuação.
II - mesmo com ausência de pontuação, há sequência de
orações adjetivas explicativas, devido à liberdade
gramatical, própria da poesia.
III - devido à necessidade de projetar rapidamente o pronome
relativo na oração seguinte, existem orações explicativas sem marcas de
pontuação, a fim de garantir o ritmo da “Quadrilha”.
IV- há quebra das normas gramaticais, a fim de garantir a integração
da estrutura morfossintática do texto com a mensagem pretendida.
É(São)
verdadeira(s) a(s) idéia(s) de:
a) I
apenas. b) II apenas. c) III apenas. d) III e IV apenas
22. “
Eu sem você / Sou só desamor / Um barco
sem mar / Um campo sem flor / Tristeza que vai / Tristeza que vem.” Nos verso
acima:
a) existem duas orações subordinadas que compõem o universo
maior da coordenação.
b) há três orações absolutas em grupos bem estabelecidos:
versos 1 e 2; 3 e 4; 5 e 6.
c) há predominância de orações predicativas e de
coordenação.
d) temos um período çomposto somente por coordenação.
23.
Observar:
Oração principal: A notícia chocou.
Consequência da notícia: Um dos presentes desmaiou. Razão ou
explicação: Ele sofria de hipertensão.
A alternativa que expressa com mais
clareza e propriedade as idéias propostas acima é:
a) A notícia chocou tanto, que um dos presentes desmaiou, já
que sofria de hipertensão.
b) A notícia chocou porque um dos presentes desmaiou; ele
sofria de hipertensão.
c) Porque um dos presentes sofria de hipertensão, desmaiou,
tanto que a notícia chocou.
d) Porque sofria de hipertensão, desmaiou do choque que
levou com a notícia.
.
24.Ler os
períodos abaixo e assinalar a alternativa que contém a afirmação correta sobre
as orações reduzidas sublinhadas.
I - “Apartando-se do ajudante, Arnaldo esteve algum tempo a
refletir e encaminhou-se para a gruta.” (José de Alencar)
II - Terminada a leitura, a pirâmide se desmanchou depressa
e Josias desapareceu.
III - “Nossa teoria fora a primeira a cair por terra.” (A.
Herculano)
IV- “Quem é que se livra de ser logrado uma vez, ainda mais
daquela maneira?” (José de Alencar)
a) l e II
expressam ideia de tempo; c) II e IV são orações de sentido independente
b) I e III
expressam ideia de restrição; d) III e IV complementam verbos transitivos diretos.
25. No
trecho “Creio que anos atrás seria impensável que um jornal da indiscutível
categoria da Folha desse calmamente aos leitores,..”, há uma oração principaI
seguida de:
a) duas orações subordinadas substantivas objetivas diretas;
b)uma oração subordinada substantiva objetiva indireta, uma
oração subordinada substantiva subjetiva; c) uma oração subordinada subjetiva
objetiva indireta, uma oração subordinada adjetiva restritiva;
d)uma oração subordinada substantiva objetiva direta, uma
oração subordinada substantiva subjetiva.
GABARITO
1-c, 2-b, 3-b, 4-a, 5-b, 6-c, 7-d, 8-d, 9-b, 10-d, 11-a) As
suspeitas recaíram sobre um loiro alto – principal, todavia o rapaz não sabia
nada de alemão – coord. sind. Adversativa, e não demonstrava preocupação alguma
– coord. sind. aditiva; b) Seria conveniente – principal, que você contasse –
sub. subst. subjetiva, que bateu o carro dele – sub. Subst.. obj. direta; c) À
proporção que estudavam – sub. adv. proporcional, iam se esclarecendo as
dúvidas – principal, que os alunos ainda tinham – sub. adj. restritiva.
12-A, 13-A, 14-D, 15-C, 16-D, 17-A, 18-D, 19-A, 20-D, 21-D,
22-A, 23-A, 24-A, 25-D.
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