“E as coisas são mais lindas
Quando você está
Hoje você está
Nas coisas tão mais lindas.”
Onde você está
As coisas são mais lindas
Porque você está (...)
(Nando Reis)
Complete
os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) para assinalar a alternativa com
a sequência correta:
a ( ) o advérbio mais modifica o adjetivo linda.
b ( ) o advérbio tão modifica o advérbio mais.
c ( ) porque
é uma conjunção coordenativa, pois
explica a razão de “as coisas serem mais lindas”.
d ( )
você é um pronome pessoal reto
usado quando há intimidade no tratamento.
e ( ) além de mais e tão há mais dois
advérbios no texto.
a) V
- F - V - F – F b) F - V - F - F – V c)
V - V - F - F – F d) F - V - V - V – V
27-Assinale
a alternativa que apresenta sequência
correta quanto às conjunções coordenativas que preenchem adequadamente o
texto abaixo, dando-lhe coerência.
“
Yes, nós temos cinema!
Todo
mundo fala de um renascimento do cinema brasileiro ........ ele parece
incontestável. ...... ainda falta vencer um obstáculo fundamental: o
preconceito do espectador brasileiro que continua relutante em sair de casa
para assistir a um filme nacionaL. ......... os filmes têm dificuldade de
conseguir muitas salas ....... não
conseguem o sucesso que mereciam.”
(Rubens Ewald Filho)
a) e - assim - contudo- - por isso c) logo - pois -
portanto - todavia
b) e - mas - por isso – e d) pois - contudo - entretanto - mas
28.
Se o trecho “... os importantes programas de recuperação de setores econômicos
e o crédito para a agricultura familiar...”fosse o sujeito de uma oração
qualquer, qual dos predicados abaixo apresentariam concordância correta?
a) caracteriza a atuação social do
Banrisul.
b)
temos o prazer de proporcionar à comunidade
gaúcha.
c)
constitui a melhor opção para o desenvolvimento do Estado.
d)
reerguerá a economia do Rio Grande do Sul.
e)
colaboram para a boa imagem do Banrisul junto povo gaúcho.
29.
Se a palavra “programas”, na frase da questão anterior, fosse empregada no
singular, quantas palavras do mesmo período deveriam sofrer ajustes para fins
de concordância?
a)Uma. b)Duas. c)Três. d)Quatro e) Cinco.
( Tirinha do livro ‘Deus Segundo Laerte, de
Laerte Coutinho.)
30. A
reação dos colegas do jornalista que fez a pergunta foi de:
a)alegria b)apoio c)raiva
d)aplauso e)tristeza.
31.Na
oração “Se o Senhor pode tudo... (segundo quadrinho) temos uma ideia de:
a)concessão b)condição
c)explicação d)comparação e)causa
32. Na
frase “Parabéns, babaca!”, a palavra
babaca quer dizer __________ e é um ________
A alternativa que completa
corretamente a frase é:
a)inteligente — sujeito b)mentiroso — aposto c)esperto — objeto direto
d)tolo —
vocativo e)amigo - adjunto
33.
Na frase “Te pego lá fora.”, há um
erro de:
a) conjugação verbal b)colocação pronominal c)acentuação gráfica
d)posição do
sujeito
e)concordância
Coisa de louco
Os passageiros de um navio, em alto-mar,
avistam, na margem de uma pequena ilha, um homem barbudo e esfarrapado
gritando e fazendo gestos desesperados com as mãos.
— Quem é ele? —pergunta alguém ao capitão
que se aproxima do grupo.
— Não faço a menor ideia. Só sei que
todos os anos, quando a gente passa por este ponto, ele fica assim, agitado
como um louco.
|
34.
Provavelmente o homem barbudo e esfarrapado ficava agindo daquele jeito quando
via o navio porque:
a) não
gostava de ver navios. b) queria saudar os passageiros.
c) era
realmente maluco. d) queria que parassem e o
levassem. e)queria que viessem
conhecer a ilha.
35.Na
frase “Os passageiros de um navio, em alto mar, avistam ...”, a expressão
sublinhada é um:
a)adjunto
adnominal b) adjunto
adverbial c) complemento
nominal
d)
agente da passiva e) objeto indireto
Talento musical
Famoso compositor, incorrigível
pai-coruja, comentava com um amigo o notável talento musical do filho;
— Chico, precisas conhecer o Maurinho, meu filho. Está estudando bateria com
tanto entusiasmo que acaba de ganhar uma bolsa de estudos no Japão!
—No Japão? — indagou o amigo,
impressionado – Pelo jei-to o garoto puxou ao pai, vai longe mesmo. Mas quem
lhe deu a tal bolsa de estudos foi o governo japonês?
- Não, foram os vizinhos!
|
36. Os
vizinhos haviam dado uma bolsa de estudos no Japão para o garoto baterista
porque, certamente:
a) apreciavam muito seu talento
musical. c) queriam agradar os pais
do menino.
b) gostavam demais do garoto. d) adoravam música.
e) queriam
ver-se livres da barulheira
37. No
trecho “- Mas quem lhe deu a tal bolsa de estudos...”, os dois
termos sublinhados são, respectivamente:
a)
sujeito – objeto direto b) objeto direto –
objeto indireto
c)
objeto indireto – objeto direto d)objeto indireto – sujeito
e)
adjunto adnominal – objeto direto
38. Na
frase “O garoto era louco por bateria”, os termos destacados são,
respec-tivamente:
a)
predicativo – agente da passiva
b) objeto direto – adjunto adnominal
c)
predicativo – aposto
d) predicativo – complemento nominal
e) objeto
direto – objeto indireto
39.
A alternativa que dá a classificação morfológica das palavras destacadas na
frase “Famoso compositor, incorrigível pai-coruja, comentava com um amigo...” é:
a) substantivo, substantivo, verbo, preposição c) substantivo, adjetivo,
verbo, conjunção
b) adjetivo, adjetivo,
advérbio, pronome d)
substantivo , adjetivo, verbo,
preposição
e)
adjetivo, substantivo, verbo, conjunção
40. Se
na frase “Se o garoto puxar ao pai, vai longe”, trocarmos a forma verbal puxar
por puxasse, o verbo da segunda oração assumiria a forma:
a)
foi b) iria c) irá d) ia e) fora
FALE
PORTUGUÊS
1 A língua portuguesa do Brasil, já
distinta em tantos aspectos daquelas
2 faladas em outros países, nos confere
identidade. Travestida de cultura, de
3 formas brasileiras, tem mantido nossa
unidade e e___ibido ao mundo
a
4 imagem do Brasil e alma brasileira.
5 Mas algo de muito preocupante
está acontecendo com essa língua.
6 Por conta de um deformado
entendimento de globali__ação, nossa lín-
7 gua
nacional, juntamente com
a cultura brasileira, está sendo,
de forma
8 muito abra____iva, corroída pela
incorporação leviana do inglês no nosso
9 dia-a-dia.
10 Há quem diga
que isso é
reflexo da globali____açáo e
que acon-
11 tece
em todos os
países. E que,
se o Brasil qui_____ er estar
inseri-
12 do no
cenário mundial deve falar inglês.
13 Isso é
miopia cultural, falta
de personalidade. No cenário
mundial,
14 quem
não tem identidade
não se destaca,
se torna servil,
sem valor.
15 O inglês deve ser apenas ferramenta
de trabalho.
(continua...)
|
41.Escolha
a alternativa que completa corretamente as palavras com lacunas nas linhas 3,
6, 8 e II do texto:
a)s-x-z-s
b)z-s-z-s c)x-s-s-s
d)x-z-s-s e)s-z-x-s
42.Marque com V ou F as afirmativas abaixo,
conforme forem verdadeiras ou falsas,
e depois assinale a alternativa correta:
a)
As palavras países (l.2) e corroídas
(l.8 ) recebem acento por serem palavras paroxítonas.
b)
A conjunção mas (l.5) introduz uma ideia de oposição ao que é
dito no primeiro parágrafo.
c)
O encontro vocálico das palavras língua (l. 1) e cenário (l.12)
são classificados como ditongos crescentes..
d)
A letra S nas palavra países (l.2)
e brasileiras (l.3) representa o fonema
/Z/.
e)
Os vocábulos muito (l. 8) e mundial (l. 12) pertencem à mesma
classe gramatical.
a)V-F-F-V-V b)F-V-V-V-F c)F-F-V-V-F
d)V-V-F-F-V e)F-F-V-F-F
43.
Marque a única alternativa incorreta com relação ao texto:
a) A
palavra reflexo (l. 10) não tem o mesmo número de letras e fonemas.
b) Na
palavra personalidade (l.13) há um encontro consonantal imperfeito.
c) O vocábulo cenário (l. 12) é formado
por derivação sufixal.
d) A
palavra que aparece duas vezes na frase da linha 10. Nos dois casos é
urna conjunção integrante.
e) A
forma verbal deformado (l.6) apresenta apenas
radical e desinência modo-temporal.
(continuação)
16 Estamos sob o monopólio do Inglês, imposto pelos meios de
comunicação e
17 propaganda, onde utilizar o inglês é
“cult” e utilizar o português ou “aportuguesar”
18 palavras
do inglês é
“pobre”. Exagero? Veja
o nome dos produtos nacionais,
19 dos
eventos, marcas, campanhas
e o nome
dos estabelecimentos comerciais.
20 No mínimo
um desrespeito para
com os consumidores que, passivos, aceitam.
21 Até as
universidades, que deveriam
ser fóruns de
sustentação da cultura
22 nacional,
estão apáticas. Artigos
e monografias já
foram substituídos por
23 “papers”.
24 Outra afronta
são as emissoras
de rádio de
nível nacional que
só trans-
25 mitem
músicas em inglês.
Dizem: “O mundo
toca aqui”, como
se o mundo
26 só
falasse inglês. Não
questiono a qualidade
musical lá veiculada, mas
sim
27 o
fato de excluir
da programação a
boa música brasileira,
bem como a de
28 outros
países. Divulgar a
diversidade, isso sim,
seria fazer o
mundo tocar
29 aqui”,
(continua...)
|
44. As
palavras onde (l. 17) e outra (l. 24) são, respectivamente:
a)
pronome possessivo - pronome oblíquo
c) pronome relativo - pronome
indefinido
b)
pronome possessivo - pronome demonstrativo
d)pronome demonstrativo – pronome
re-
lativo
e)
pronome pessoal - pronome relativo
45.A
forma verbal deveriam (l. 22) está sendo usada no:
a) Futuro
do Presente b) Pretérito Mais-que-Perfeito c)
Pretérito Imperfeito do Indicativo
d) Futuro do
Subjuntivo e) Futuro
do Pretérito
46. A
alternativa que apresenta um ditongo nasal decrescente e um ditongo oral
crescente é:
a)
monopólio (1. 16) - braseira (l. 28)
b) comerciais (l. 20) - comunicação (l, 16)
c) meios
(l. 16) - programação (l. 28) d)
transmitem (l. 26) - rádio (l. 25)
e) sustentação (l. 22) - nacionais (l. 19)
(continuação)
31 Paradoxalmente, enquanto tenta-se
destacar a marca “Brasil” no Ex-
32 tenor,
o turista que
aqui aporta cada
vez menos encontra o que
33 é
autêntico, original. O turismo interno
se prepara apenas para falan-
34 tes
do inglês, enquanto
oito dos dez
países que mais enviam turistas
35 ao
Brasil falam línguas
latinas. O Brasil está se tomando um daquele
36 países
estereotipados dos filmes
americanos que idolatram outro pela
37 negação
de si próprios.
38 Muito mais
poderia falar, mas esta se
tornaria enfadonha e
39 pareceria
peça de alguém
radical, xenófobo, ou
ingênuo, em defesa
40 da língua
portuguesa imaculada, desconhecedor de
que qualquer
41 língua
viva sofre processos
de mutação. Ou
ainda de alguém
42 antiamericano ou
antiglobalização.
43 Pelo contrário, reconheço a
mutação das línguas e a importância do
44 inglês no mundo globalizado. Defendo seu
ensino nas escolas públicas co
45 como
ferramenta para conquista
de emprego, mas condeno seu uso
co-
46 mo meio de aculturamento. Acredito mais na
importância de nossa língua
47 e cultura,
que precisam ser
preservadas, porque somos um povo vitima-
48 do
por desmandos e
rapinagem e não
podemos permitir que também
49 a nossa língua seja saqueada.
(DEMETRIO NAZARI VERANI - professor)
|
47.Analise
as afirmativas abaixo:
I - As palavras xenófobo (l. 39) e
estereotipados (l. 36) são exemplos do processo chamado de hibridisrno.
II
- A palavra portuguesa (l. 40) apresenta radical e vogal temática
III
- As palavras autêntico (l. 33) e importância (l. 45) são acentuadas pela
mesma regra.
IV
- Os vocábulos imaculada (l. 40) e preservadas (l. 47) estão
sendo usadas rio texto na mesma classe gramatical.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e
II. b) I e IV. c) I, II, III e IV. d) II e III. e) I, II e III.
48.
Use a letra C para as afirmativas corretas e E para as erradas. Após, marque a
alternativa correta:
a-( ) A palavra paradoxalmente (l. 31) é
formada por sufixação e é um advérbio.
b-( ) As formas verbais acredito (l. 46)
e podemos (l. 48) apresentam desinência número-pessoal.
c-( ) O vocábulo o usado duas vezes na
linha 32 do texto pertence à mesma classe gramatical nas duas ocorrências.
d-( ) A palavra vitimado (l. 47/48) é
urna forma verbal que está sendo usada como adjetivo.
e-( ) Os verbos usados nas linhas 33, 34 e 35
estão todos na voz passiva
a)C-E-C-E-C b)C-C-E-E-C
c)E-C-E-C-C d)C-C—C - C e)C-C-E-C-E
49. Se
a oração “...que também a nossa língua seja saqueada”, fosse passada
para a voz ativa, teríamos:
a) .. que
também saquearam a nossa língua. c)
.. que também saqueiam a nossa língua.
b) que
também saqueiem a nossa língua,
d) ... que também saqueavam a nossa língua
e) ... que também saqueariam a
nossa língua.
50. Na
linha 38 do texto aparecem:
a) 1
substantivo e 1 adjetivo b) 1 advérbio e 1 pronome c) 2
advérbios e 2 adjetivos
d) 2
advérbios e 2 pronomes
e)2 conjunçi5es e 2 substantivos
GABARITO
25-B, 26-C, 27-B, 28-E, 29-B, 30-C, 31-B, 32-D, 33-B, 34-D,
35-B, 36-E, 37-C, 38-D, 39-D, 40-B, 41-D, 42-B, 43-E, 44-C, 45-E, 46-D, 4 7-B, 48-E, 49-B, 50-D
Nenhum comentário:
Postar um comentário