quarta-feira, 17 de outubro de 2018

REVISÃO DE CONTEÚDOS (Parte 2)

26. Considere o texto:

 “E as coisas são mais lindas
  Quando você está
  Hoje você está
  Nas coisas tão mais lindas.”
 Onde você está
 As coisas são mais lindas
 Porque você está (...)
                    (Nando Reis)
  Complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso) para assinalar a alternativa com a sequência correta:
a (    ) o advérbio mais modifica o adjetivo linda.
b (    ) o advérbio tão modifica o advérbio mais.
c (    ) porque é uma conjunção coordenativa, pois explica a razão de “as coisas serem mais lindas”.
d (    ) você é um pronome pessoal reto usado quando há intimidade no tratamento.
e (    ) além de mais e tão há mais dois advérbios no texto.
     a) V - F - V - F – F      b) F - V - F - F – V      c) V - V - F - F – F     d) F - V - V - V – V

27-Assinale a alternativa que apresenta sequência  correta quanto às conjunções coordenativas que preenchem adequadamente o texto abaixo, dando-lhe coerência.
          Yes, nós temos cinema!
       Todo mundo fala de um renascimento do cinema brasileiro ........ ele parece incontestável. ...... ainda falta vencer um obstáculo fundamental: o preconceito do espectador brasileiro que continua relutante em sair de casa para assistir a um filme nacionaL. ......... os filmes têm dificuldade de conseguir muitas salas ....... não  conseguem o sucesso que mereciam.”     (Rubens Ewald Filho)
  a) e - assim - contudo- - por isso                         c) logo - pois - portanto - todavia              
  b) e - mas - por isso – e                                       d) pois - contudo - entretanto - mas

28. Se o trecho “... os importantes programas de recuperação de setores econômicos e o crédito para a agricultura familiar...”fosse o sujeito de uma oração qualquer, qual dos predicados abaixo apresentariam concordância correta?
 a) caracteriza a atuação social do Banrisul.     
b) temos o prazer de proporcionar à comunidade  gaúcha.
c) constitui a melhor opção para o desenvolvimento do Estado. 
d) reerguerá a economia do Rio Grande do Sul.
e) colaboram para a boa imagem do Banrisul junto povo gaúcho.

29. Se a palavra “programas”, na frase da questão anterior, fosse empregada no singular, quantas palavras do mesmo período deveriam sofrer ajustes para fins de concordância?
       a)Uma.                b)Duas.                  c)Três.               d)Quatro               e) Cinco.


( Tirinha do livro ‘Deus Segundo Laerte, de Laerte Coutinho.)

30. A reação dos colegas do jornalista que fez a pergunta foi de:
      a)alegria             b)apoio          c)raiva          d)aplauso        e)tristeza.

31.Na oração “Se o Senhor pode tudo... (segundo quadrinho) temos uma ideia de:
      a)concessão      b)condição     c)explicação       d)comparação     e)causa

32. Na frase “Parabéns, babaca!”,  a palavra babaca quer dizer __________ e é um ________
                     A alternativa que completa corretamente  a frase é:
   a)inteligente — sujeito         b)mentiroso — aposto          c)esperto — objeto direto
                                d)tolo — vocativo          e)amigo - adjunto

33. Na  frase “Te pego lá fora.”,    um erro de:
   a) conjugação verbal                   b)colocação pronominal                c)acentuação gráfica
                          d)posição do sujeito                      e)concordância

                              Coisa de louco
    Os passageiros de um navio, em alto-mar, avistam, na margem de uma pequena ilha, um homem barbudo e esfarrapado gritando e fazendo gestos desesperados com as mãos.
    — Quem é ele? —pergunta alguém ao capitão que se aproxima do grupo.
         — Não faço a menor ideia. Só sei que todos os anos, quando a gente passa por este ponto, ele fica assim, agitado como um louco.
             











34. Provavelmente o homem barbudo e esfarrapado ficava agindo daquele jeito quando via o navio porque:
a) não gostava de ver navios.               b) queria saudar os passageiros.  
c) era realmente maluco.                     d) queria que parassem e o levassem.                                           e)queria que viessem conhecer a ilha.

35.Na frase “Os passageiros de um navio, em alto mar, avistam ...”, a expressão sublinhada é um:
a)adjunto adnominal              b) adjunto adverbial               c) complemento nominal         
                                         d) agente da passiva e) objeto indireto  
                   
                              Talento musical
      Famoso compositor, incorrigível pai-coruja, comentava com um amigo o notável talento musical do filho;
      — Chico,   precisas conhecer o Maurinho,   meu filho. Está estudando bateria com tanto entusiasmo que acaba de ganhar uma bolsa de estudos no Japão!
      —No Japão? — indagou o amigo, impressionado – Pelo jei-to o garoto puxou ao pai, vai longe mesmo. Mas quem lhe deu a tal bolsa de estudos foi o governo japonês?
     - Não, foram os vizinhos!

36. Os vizinhos haviam dado uma bolsa de estudos no Japão para o garoto baterista porque, certamente:
      a) apreciavam muito seu talento musical.       c) queriam agradar os pais do menino.
      b) gostavam demais do garoto.                       d) adoravam  música.
                                                 e) queriam ver-se livres da barulheira

37. No trecho “- Mas quem lhe deu a tal bolsa de estudos...”, os dois termos sublinhados são, respectivamente:
     a) sujeito – objeto direto                              b) objeto direto – objeto indireto    
     c) objeto indireto – objeto direto                  d)objeto indireto – sujeito                 
                                        e) adjunto adnominal – objeto direto

38. Na frase “O garoto era louco por bateria”, os termos destacados são, respec-tivamente:
a) predicativo – agente da passiva          b) objeto direto – adjunto adnominal         
c) predicativo – aposto                            d) predicativo – complemento nominal       
                                      e) objeto direto – objeto indireto          

39. A alternativa que dá a classificação morfológica das palavras destacadas na frase “Famoso compositor, incorrigível pai-coruja, comentava  com um amigo...” é:
a) substantivo, substantivo, verbo, preposição                          c) substantivo, adjetivo, verbo, conjunção    
b) adjetivo, adjetivo,  advérbio, pronome                                  d) substantivo  , adjetivo, verbo, preposição
                                        e) adjetivo, substantivo, verbo, conjunção  

40. Se na frase “Se o garoto puxar ao pai, vai longe”, trocarmos a forma verbal puxar por puxasse, o verbo da segunda oração assumiria a forma:
                   a) foi                    b) iria                    c) irá                   d) ia               e) fora


                                        FALE PORTUGUÊS
1           A língua portuguesa do Brasil, já distinta em tantos aspectos daquelas
2   faladas em outros países, nos confere identidade. Travestida de cultura, de
3    formas brasileiras, tem mantido nossa unidade e e___ibido  ao  mundo  a
4    imagem do Brasil e alma brasileira.
5            Mas algo de muito preocupante está acontecendo com essa língua.
6            Por conta de um deformado entendimento de globali__ação, nossa lín-
7    gua  nacional,  juntamente  com  a cultura brasileira, está sendo,  de  forma
8    muito abra____iva, corroída pela incorporação leviana do inglês no nosso
9    dia-a-dia.
10          Há quem  diga  que  isso  é  reflexo  da globali____açáo  e  que  acon-
11   tece  em  todos  os  países.  E  que,  se  o  Brasil qui_____ er  estar  inseri-
12 do no cenário mundial deve falar inglês.
13          Isso  é  miopia  cultural,  falta  de  personalidade. No cenário mundial,
14   quem  não  tem  identidade  não  se  destaca,  se  torna  servil,  sem valor.
15   O inglês deve ser apenas ferramenta de  trabalho.
                                                                                                       (continua...)


41.Escolha a alternativa que completa corretamente as palavras com lacunas nas linhas 3, 6, 8 e II do texto:
   a)s-x-z-s         b)z-s-z-s         c)x-s-s-s        d)x-z-s-s        e)s-z-x-s

42.Marque com V ou F as afirmativas abaixo, conforme forem verdadeiras ou falsas,
e depois assinale a alternativa correta:

a) As palavras países (l.2)  e corroídas (l.8 ) recebem acento por serem palavras paroxítonas.
b) A conjunção mas (l.5) introduz uma ideia de oposição ao que é dito no primeiro parágrafo.
c) O encontro vocálico das palavras língua (l. 1) e cenário (l.12) são classificados como ditongos crescentes..
d) A letra S nas palavra  países (l.2) e brasileiras (l.3) representa o fonema  /Z/.
e) Os vocábulos muito (l. 8) e mundial (l. 12) pertencem à mesma classe gramatical.

  a)V-F-F-V-V        b)F-V-V-V-F       c)F-F-V-V-F       d)V-V-F-F-V         e)F-F-V-F-F

43. Marque a única alternativa incorreta com relação ao texto:
a) A palavra reflexo (l. 10) não tem o mesmo número de letras e fonemas.
b) Na palavra personalidade (l.13) há um encontro consonantal imperfeito.
c)  O vocábulo cenário (l. 12) é formado por derivação sufixal.
d) A palavra que aparece duas vezes na frase da linha 10. Nos dois casos é urna conjunção integrante.
e) A forma  verbal  deformado (l.6) apresenta apenas radical e desinência modo-temporal.

 
   (continuação)
16           Estamos sob o monopólio  do Inglês, imposto pelos meios de comunicação e
17   propaganda, onde utilizar o inglês é “cult” e utilizar o português ou “aportuguesar”
18   palavras  do  inglês  é  “pobre”.  Exagero?  Veja  o  nome  dos produtos nacionais,
19   dos  eventos,  marcas,  campanhas  e  o  nome  dos  estabelecimentos  comerciais.
20   No  mínimo  um  desrespeito  para  com  os  consumidores  que, passivos, aceitam.
21            Até  as  universidades,  que  deveriam  ser  fóruns  de  sustentação  da cultura
22   nacional,  estão  apáticas.  Artigos  e  monografias    foram  substituídos   por
23   “papers”.
24             Outra  afronta  são  as  emissoras  de  rádio  de  nível  nacional  que  só trans-
25     mitem  músicas  em  inglês.  Dizem:  “O  mundo  toca  aqui”,  como  se  o  mundo
26       falasse   inglês.  Não   questiono  a  qualidade  musical  lá veiculada,  mas  sim
27     o  fato  de  excluir  da  programação  a  boa  música  brasileira,  bem  como  a  de
28     outros  países.  Divulgar  a  diversidade,  isso   sim,  seria  fazer  o  mundo  tocar
29     aqui”,
                                                                                                                       (continua...)
    
44. As palavras onde (l. 17) e outra (l. 24) são, respectivamente:
a) pronome possessivo - pronome oblíquo              c) pronome relativo - pronome indefinido
b) pronome possessivo - pronome demonstrativo   d)pronome demonstrativo – pronome re-
lativo
                                         e) pronome pessoal - pronome relativo

45.A forma verbal deveriam (l. 22) está sendo usada no:
a) Futuro do Presente   b) Pretérito Mais-que-Perfeito     c) Pretérito Imperfeito do Indicativo
                               d) Futuro do Subjuntivo                    e) Futuro do Pretérito

46. A alternativa que apresenta um ditongo nasal decrescente e um ditongo oral crescente é:
a) monopólio (1. 16) - braseira (l. 28)            b) comerciais (l. 20) - comunicação (l, 16)
c) meios (l. 16) - programação (l. 28)            d) transmitem (l. 26) - rádio (l. 25)
                                         e) sustentação (l. 22) - nacionais (l. 19)

       (continuação)
31         Paradoxalmente, enquanto tenta-se destacar a marca “Brasil” no Ex-
32    tenor,   o  turista  que  aqui  aporta  cada  vez   menos encontra   o que
33    é  autêntico,  original. O turismo  interno  se  prepara  apenas para falan-
34    tes  do  inglês,  enquanto  oito  dos   dez  países que mais enviam turistas
35    ao  Brasil  falam  línguas  latinas. O  Brasil  está se tomando um daquele
36    países  estereotipados  dos  filmes  americanos que idolatram outro pela
37    negação  de si  próprios.
38                Muito  mais  poderia  falar, mas esta se tornaria  enfadonha  e 
39   pareceria   peça  de  alguém  radical,  xenófobo,  ou  ingênuo,  em  defesa 
40   da língua   portuguesa   imaculada,   desconhecedor   de   que  qualquer
41  língua  viva   sofre   processos  de  mutação.  Ou  ainda  de   alguém
42  antiamericano  ou  antiglobalização.
43             Pelo contrário, reconheço a mutação das línguas e a importância  do
44   inglês no mundo globalizado. Defendo seu ensino nas escolas públicas co
45   como  ferramenta  para  conquista  de  emprego, mas condeno seu uso co-
46   mo meio de aculturamento. Acredito mais na importância de nossa língua
47   e cultura,  que  precisam  ser  preservadas, porque somos um povo vitima-
48   do  por  desmandos  e  rapinagem  e  não  podemos  permitir que também
49   a nossa língua seja saqueada.
                                                (DEMETRIO NAZARI VERANI - professor)

47.Analise as afirmativas abaixo:
  I - As palavras xenófobo (l. 39) e estereotipados (l. 36) são exemplos do processo chamado de hibridisrno.
II - A palavra portuguesa (l. 40) apresenta radical e vogal temática
III - As palavras autêntico (l. 33) e  importância (l. 45) são acentuadas pela mesma regra.
IV - Os vocábulos imaculada (l. 40) e preservadas (l. 47) estão sendo usadas rio texto na mesma classe gramatical.
                                                     Estão corretas as afirmativas:
         a) I e II.                b) I e IV.             c) I, II, III e IV.             d) II e III.             e) I, II e III.

48. Use a letra C para as afirmativas corretas e E para as erradas. Após, marque a alternativa correta:
a-(   ) A palavra paradoxalmente (l. 31) é formada por sufixação e é um advérbio.
b-(   ) As formas verbais acredito (l. 46) e podemos (l. 48) apresentam desinência número-pessoal.
c-(   ) O vocábulo o usado duas vezes na linha 32 do texto pertence à mesma classe gramatical nas duas ocorrências.
d-(   ) A palavra vitimado (l. 47/48) é urna forma verbal que está sendo usada como adjetivo.
e-(   ) Os verbos usados nas linhas 33, 34 e 35 estão todos na voz passiva

  a)C-E-C-E-C      b)C-C-E-E-C       c)E-C-E-C-C       d)C-C—C - C       e)C-C-E-C-E

49. Se a oração “...que também a nossa língua seja saqueada”,  fosse passada  para a voz ativa, teríamos:
a) .. que também saquearam a nossa língua.        c) .. que também saqueiam a nossa língua.
b) que também saqueiem a nossa língua,             d) ... que também saqueavam a nossa língua
                                              e) ... que também saqueariam a nossa língua.

50. Na linha 38 do texto aparecem:
a) 1 substantivo e 1 adjetivo     b) 1 advérbio e 1 pronome    c) 2 advérbios e 2 adjetivos
                 d) 2  advérbios e 2 pronomes           e)2 conjunçi5es e 2 substantivos

GABARITO
25-B, 26-C, 27-B, 28-E, 29-B, 30-C, 31-B, 32-D, 33-B, 34-D, 35-B, 36-E, 37-C, 38-D, 39-D, 40-B, 41-D, 42-B, 43-E, 44-C, 45-E, 46-D, 47-B, 48-E, 49-B, 50-D

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