segunda-feira, 9 de outubro de 2017

EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS DENTRO DA ANÁLISE SINTÁTICA

1.SUBSTANTIVO – O substantivo pode aparecer como a parte principal do núcleo de vários termos da oração.
Exemplos: Aquele jovem foi aprovado no vestibular. (núcleo do sujeito)
                 O jovem comprou uma moto. (núcleo do objeto direto)
                 Todo brasileiro gosta dum bom futebol. (núcleo do objeto indireto)
                 Nós temos necessidade da tua ajuda. (núcleo do complemento nominal)
                 A lavoura foi prejudicada pela grande seca. (núcleo do agente da passiva)
                 Ele nos esperava na margem do rio. (núcleo do adjunto adverbial)
                 Nós dois, privilegiadas criaturas, não trabalhamos hoje. (núcleo do aposto)
                 E agora, meus amigos, vamos ao que interessa.(núcleo d
     
2. ADJETIVO - O adjetivo exerce a função de núcleo do:
     a) Adjunto Adnominal:  Raquel é uma linda garota. Esse hotel tem quartos suntuosos.
     b)Predicativo do Sujeito: Os  alunos  dessa  escola são inteligentes. O celular estava quebrado.     
     c) Predicativo do Objeto: A vitória tornou o jogador famoso.
     d)O adjetivo pode aparecer no masculino  singular  como  adjunto adverbial:  Precisamos falar sério com nosso filho.  (sério = seriamente)

3.ARTIGO – Como os artigos estão sempre acompanhando substantivos, funcionam como adjuntos adnominais e podem aparecer dentro de qualquer termo da oração em que o substantivo estiver. Ex.:  As crianças compraram um sorvete no bar da esquina.

4. NUMERAL – O  numeral  pode  aparecer como:
    a) Adjunto adnominal  - se for uma palavra adjetiva (junto com um substantivo): Os dois  pilotos não conseguiram treinar. Os quatro irmãos viviam brigando.
    b) Qualquer função do substantivo – se for usado como palavra substantiva (no lugar do substantivos): 1994 foi o ano do tetra.  Falei ontem com ambos. (objeto indireto)

5.PRONOMES – As funções sintáticas exercidas pelos pronomes vão depender do fato de eles serem usados como pronomes substantivos ou pronomes adjetivos.
    a) Os pronomes pessoais, como só podem ser usados como pronomes substantivos (no lugar do substantivo), poderão exercer todas as funções que o substantivo pode ter (ver nº 1).
     Observe-se aqui as peculiaridades dos tipos de pronomes pessoais:
*  Os do caso reto  usados sozinhos só podem funcionar como sujeito do verbo:  Eles saíram.
     Para serem usados como objetos, precisam estar acompanhados de preposição: Encontrei a ele na rua ontem.
* Os do caso oblíquo só podem ser usados com objetos diretos ou indiretos: Disse-lhe a verdade.
* Os pronomes pessoais de tratamento seguem as mesmas regras.
     b) Os pronomes relativos também só podem ser usados no lugar do substantivo e ,por isso, poderão exercer as funções que o substantivo a que se relacionam exerceriam na parte da frase onde estão:  O aluno/ que chegou/ é muito estudioso. (sujeito , pois na sua oração está no lugar da palavra aluno, que seria o sujeito do verbo chegou)
     c)Os demais tipos de pronomes (possessivos, demonstrativos, indefinidos e interrogativos) tanto podem aparecer como pronomes adjetivos (acompanhando um substantivo) ou pronomes substantivos (no lugar de um substantivo). Isto vai determinar a sua função.
* Se estiverem acompanhando um substantivo, serão adjuntos adnominais:  Meu amigo saiu. Aquele garoto é inteligente.  Encontrei várias pessoas na festa. Que história é esta?
* Se  estiverem no lugar do substantivo, irão exercer a função que ele exerceria: O carro é meu.(predicativo do sujeito) Isto não é verdade. (sujeito) Preciso de alguém. (objeto indireto) Quem chegou? (sujeito)

6.VERBOS – Os verbos estão sempre dentro do predicado e, conforme o tipo de sua predicação verbal (intransitivos,  transitivos, de ligação) vão determinar a classificação do predicado em nominal, verbal ou verbo-nominal:  Todos saíram.  Ele comprou uma casa. O aluno está preocupado. Todos chegaram tristes.

7.ADVÉRBIOS – Os advérbios e as locuções adverbiais  exercem sintaticamente a função de adjuntos adverbiais: Todos saíram apressadamente. (adjunto adverbial de modo) O garoto parou na beira da calçada. (adjunto adverbial de lugar)

8. PREPOSIÇÕES – Por exercerem a função de ligar as palavras umas com as outras apenas, as preposições não têm uma função sintática específica e são classificadas somente como conetivos (nexos ou conectores, como alguns autores modernos usam).

9.CONJUNÇÕES  - As conjunções, em sua grande maioria, ligam orações entre si. Por isso também recebem sintaticamente  o nome de conetivos, nexos, conectores.

10. INTERJEIÇÕES – As interjeições ou locuções interjetivas são usadas apenas para exprimir emoções e sentimentos, portanto é como se não fizessem parte da frase, não tendo, portanto, função sintática.

OBSERVAÇÃO: Cabe aqui um alerta para o fato de que palavras de uma determinada classe gramatical podem ser usadas dentro de outra classe, o que, naturalmente, pode alterar a sua função sintática. É a chamada “derivação imprópria”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário